O Contra Filé é um corte popular e, que frequentemente marca presença em nossas mesas, especificamente em nosso churrasco!
Considerado como o corte mais longo da carne bovina, representando aproximadamente 13,43% da carcaça bovina, fica localizada na parte traseira do animal.
Mas, o que poucos sabem, é que desse grande corte, saem variações com nome, sabor e textura bem diferentes, tais como:
- T BONE,
- BIFE ANCHO,
- TOMAHAWK
- BIFE DE CHORIZO.
Confira um pouco mais sobre cada uma das opções:
T-BONE
O “T-Bone” também conhecido como bisteca, possui esse nome, justamente por conta do seu formato e pela existência de um osso semelhante ao formato da letra “T” em seu corte e, é justamente a presença desse osso, que garante mais sabor à carne.
Além disso, vale destacar também, que o osso marca uma divisão importante no corte, pois de lado um lado (parte maior) você encontrará a presença apenas de contrafilé e do outro (parte menor) filé mignon.
No geral, este corte reúne todas as qualidades desejadas em uma carne: maciez, sabor e suculência.
BIFE ANCHO
O “Bife Ancho” é um corte nobre e tipicamente argentino, é retirado da parte dianteira do contrafilé, entre segunda e sexta vértebras do animal. Uma das características mais marcantes desse corte é a gordura!
Ele possui uma faixa de gordura interna que separa o miolo e a capa do ancho, proporcionando muita suculência na carne.
Em português, seu nome significa “bife largo”, o que representa bem como o corte deve ser consumido: bifes com espessura de 4cm ou no mínimo dois dedos.
TOMAHAWK
O nome é de origem americana!
Reza a lenda de que indígenas do norte dos Estados Unidos, há muitos anos, utilizavam um machado com o nome Tomahawk e, devido a grande semelhança do corte com a ferramenta, decidiram batizar a carne com o mesmo nome.
Trata-se de um corte extraído do dianteiro do boi, especificamente entre a sexta e a décima costela, sendo considerada como parte mais macia do contrafilé.
Esse corte de carne é ideal para surpreender os convidados de um churrasco!
Além do sabor inconfundível e marmorização (gordura entremeada à carne), o corte também oferece senso de exclusividade, afinal só é possível retirar 4 peças de Tomahawk por animal.
BIFE DE CHORIZO
O “Bife de Chorizo” também é um corte tipicamente argentino!
Aliás, muitos especialistas apontam, que este corte é de maior tradição no famoso churrasco argentino.
Esse corte é extraído da parte dianteira do contrafilé bovino, fica próximo do bife ancho e alcatra.
Umas das principais características do Chorizo, é o fato dela possuir uma farta camada de gordura, que fica concentrada na lateral do corte, sem contar é claro, que esse corte possui a medida ideal de marmoreio (gordura entremeada à carne).
E AGORA?
Bom, agora que você conhece um pouco mais sobre o contrafilé, corre lá no grupo de WhatsApp dos amigos, organiza aquele churras no capricho, se possível compra algum dos cortes mencionados acima e manda bala!
Se possível, me convida é claro.
Bora continuar nessa com a gente???
Conheça nosso Instagram: @clubebrasa
Mais Conteúdo: Dicas, Receitas e Notícias
Forte abraço.